sábado, 14 de janeiro de 2012

Gravidez: como controlar o apetite durante os nove meses


Nessas primeiras cinco semanas de gestação não tenho sentido sintomas da gravidez, como enjoo e vontade de comer coisas estranhas.

Mas em compensação, tenho sentido muita fome. Porém, difícil encontrar comidas que me apeteçam. Minha comida já não me agrada muito, mas eu tenho que fazer um esforço e procurar me alimentar de forma correta e saudável. Não quero engordar além do necessário.
Em busca de informações sobre essa fome que sinto, encontrei esse texto sobre o apetite na gravidez.


*******


Esqueça a velha história de que você tem de comer por dois. Apesar de a fome aumentar nesse período, não é preciso dobrar a quantidade de comida; bastam algumas modificações no cardápio


Simone Tinti

André Spinola e Castro
Você está grávida e ouviu dizer que precisa comer por dois? Pois esqueça essa história. Como diz Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), apesar de a fome aumentar, sim, durante os nove meses, o exagero precisa ser evitado. 

Como explica o nutrólogo, há dois fatores principais que interferem na sensação de saciedade da grávida. O primeiro é que o corpo passa a produzir mais peptídeos (substâncias responsáveis por mediar a sensação de fome); o segundo é que há diminuição dos movimentos peristálticos, que movimentam o alimento através do trato digestório. “É como se o próprio corpo dissesse ‘você precisa comer mais’”, afirma. Mas essa quantidade é pequena: cerca de 300 calorias a mais do que as 2 mil geralmente indicadas para um adulto. 

E esse valor não precisa ser aumentado de uma só vez. “Vá aos poucos. No primeiro trimestre, adicione 150 calorias; no segundo, 250; no terceiro, 450...mas a média será de 300 calorias”. No caso de gravidez de gêmeos, basta dobrar esse número. 

Então, se a fome aumenta, como controlar o ato de comer por impulso - que geralmente leva ao exagero? Uma sugestão do nutrólogo é comer de 6 a 8 vezes por dia, intercalando as refeições principais com lanches leves. Queijo, leite, gelatina ou alguma fruta estão liberados. Evite alimentos gordurosos e com excesso de sal. 

Mães gordas, crianças obesas 
Ao controlar seu peso, você está preservando não apenas a sua saúde, mas também a do bebê. Um estudo divulgado recentemente apontou que a obesidade da mãe pode aumentar o risco de o filho ter doenças congênitas, enquanto uma outra pesquisa sugere que gestantes acima do peso têm mais probabilidade de dar à luz bebês com peso acima da média

Quanto engordar? 
Não há consenso entre os obstetras. Enquanto alguns recomendam de 9 a 11 quilos, outros dizem que o ideal é de 11 a 15 quilos. Há ainda outra tabela que estima que a gestante deve engordar cerca de 15% do total do peso pré-gestacional. O melhor é consultar o seu médico.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário