sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Não seja amigo(a) de seu(sua) filho(a)

Isso mesmo! Não seja amigo do seu filho.
Se você colocou em primeiro lugar, na sua relação com seu filho, ser amigo dele, me desculpe, mas está errado.
O seu papel agora é de pai ou mãe. E esse papel não é tão legal assim.
Você terá que ser chato e exigente. Seu filho vai chorar, te xingar e te odiar, mas isso dura pouco, em relação aos resultados obtidos.
Um filho não é uma planta ou um animal de estimação. Um fílho é um ser humano pelo qual você será responsável pela formação. Olha o tamanho da responsabilidade! Mas não se assuste e nem se preocupe, pois tenho certeza que será capaz de fazer um bom papel, desde que esteja bem atento na sua função.
Estou escrevendo o texto no gênero masculino, mas vale para as mulheres também, ok?
Continuando...
Muitas pessoas não tem a noção da dimensão da responsabilidade de ser pai ou mãe de verdade. E isso é preocupante. Que adultos essas crianças se tornarão?
Para evitar um choro, uma cara feia, uma birra, muito optam em ceder e dizer sim para seu filho. Um choro muitas vezes nos enlouquece, mas temos que ser mais forte que isso. Uma criança faz de tudo pra nos vencer pelo cansaço, mas temos que ser mais fortes que eles.
O trabalho é constante. Você vai falar milhares de vezes a mesma coisa, até entrar na cabecinha do seu filho.
Converse e explique o porque de suas decisões com a criança. O por quê você fez ou não alguma coisa, e no final pergunte se a criança entendeu. E até confirme se ela entendeu, fazendo ela falar com as palavras dela o que você acabou de falar. Sim, é sempre bom confirmar!
Seja presente na vida desse serzinho, eu disse SEJA PRESENTE, e não encha seu filho de presentes ou de tudo que ele quiser e pedir.
Quando estiver com ele, esteja de verdade. Converse olhando nos olhos, se esforce pra brincar um pouco, mesmo que não leve jeito ou esteja cansado, deixe esse celular de lado (vício horrível), dê carinho, pergunte como foi o dia dele, conte um pouco do seu dia ou alguma história sua.
Essas memórias afetivas são de extrema importância para a vida adulta.
Nas refeições, procurem fazê-las juntos à mesa, sem TV ligada ou celular na mão. Coloque uma música agradável e saboreiem a comida.
Ás vezes, tudo o que estou escrevendo parece tão tolo e óbvio, mas sei que muitos não se dão conta disso porque estão no piloto automático. Não estão tendo consciência da vida. Não conversam sobre seus sentimentos.
Não devemos deixar nosso lado humano se perder, o nosso lado mais bonito.
Se a vida te deu a oportunidade de ser pai ou mãe, então desempenhe seu papel da melhor forma.
É um trabalho e tanto, mas também será uma alegria imensa quando você ver o resultado disso tudo.
Se você for um bom pai ou uma boa mãe, você já estará sendo o melhor amigo do seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário