sábado, 24 de fevereiro de 2018

A importância de ser importante

Busque nas suas memórias afetivas da infância, e lembre das presenças ou ausências mais fortes na sua vida. Tenho certeza que serão seus pais.
Se você os teve presentes na sua vida quando foi criança, terá muitas histórias que confortarão seu coração.
Na maioria das vezes, nossas realizações são feitas esperando a aprovação de nossos pais através de um olhar, um sorriso, um abraço ou um elogio.
Nem sempre são eventos tão grandiosos e significativos aos olhos dos pais, mas para as crianças é de grande valor.
Lembro-me que uma vez apresentei uma peça teatral da escola da Dona Baratinha. Eu fui a Dona Baratinha. Me empenhei ao máximo como atriz mirim. Atuei da melhor forma que podia. No final, eu procurei na platéia algum olhar conhecido de admiração, mas não encontrei. Meus pais não foram. Tiveram os motivos deles, algum compromisso importante que não poderiam faltar. Já faz 30 anos que isso aconteceu, e olha como me marcou. Foi o dia que me senti esquecida e sem importância pra eles. Foi só um dia, mas marcou. Porém, eles foram presentes em outras situações em minha vida.
Não fiquem com dó de mim, tá! Só contei esse fato pra exemplificar pra vocês.
Quando uma criança faz uma descoberta, aprende algo novo, ela quer mostrar para os pais a novidade, quer uma aprovação. E mesmo quando crescer, seu filho vai procurar seu olhar no meio da multidão, porque o seu reconhecimento é o mais importante de todos.
Hoje eu sou mãe, e vejo isso com minha filha. Desde que ela nasceu, ela busca meu olhar e eu retribuo. 
Às vezes ela me chama, pra mostrar um desenho que fez, pode parecer bobo pra mim, mas eu demonstro pra ela que é tão importante quanto ela acha, e a elogio. São segundos que paro pra olhar e dar um pouco de atenção. Isso é realmente necessário e importante.
Na natação ela está na piscina fazendo o que o professor pede, e logo depois que termina ela já me procura, olha, dá tchauzinho pra ter certeza que estou olhando. No final, eu digo que vi o que ela fez e que está cada dia melhor.
Nas apresentações da escola ela sempre procura por mim e pelo pai. Fica toda feliz e orgulhosa. E nossos corações transbordam de amor acompanhando cada pequena conquista de nossa filha.
Saber que temos com quem contar de verdade nos dá uma grande segurança de seguir em frente. Crescer, cumprir nossas missões e encontrar em qualquer platéia o olhar dos nossos pais nos apoiando e aplaudindo, isso não tem preço.
Hoje, aos 37 anos, sinto uma falta imensa dos meus pais. Fico com as lembranças e com a gratidão por tudo que fizeram por mim.
Meu papel não é mais de filha, e sim de mãe, o qual procurarei desempenhar da melhor forma, procurando ensinar pra minha filha o que realmente é importante na vida: a presença de quem amamos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário