domingo, 27 de janeiro de 2013

Música que traduz o amor

Quando tive a Luisa, uma música que traduz o amor que senti foi Êxtase do cantor Guilherme Arantes.
Abaixo, partilho com vocês a letra e o vídeo da música. Muito linda!

Eu nem sonhava
Te amar desse jeito
Hoje nasceu novo sol
No meu peito...
Quero acordar
Te sentindo ao meu lado
Viver o êxtase de ser amado
Espero que a música
Que eu canto agora
Possa expressar
O meu súbito amor...
Com sua ajuda
Tranqüila e serena
Vou aprendendo
Que amar vale a pena...
Que essa amizade
É tão gratificante
Que esse diálogo
É muito importante...
Espero que a música
Que eu canto agora
Possa expressar
O meu súbito amor...
Eu nem sonhava
Te amar desse jeito...(5x)




sábado, 26 de janeiro de 2013

Ser mãe vai além de dar a luz

Sou mãe há apenas 4 meses e meio. Pouquíssima experiência, mas muitos anos de observação.
Antes de decidir ser mãe, pensei, analisei e observei muito. Sei que posso errar e falhar com a minha filha, porém sempre tentando acertar.
Filho não é um boneco. É um ser humano que tem sentimentos e entendimentos. É um espírito que veio em sua vida para transformar, aprender, ensinar e amar.
Quando você tem um filho, você está moldando um ser para o mundo. A meu ver, a pessoa nasce com sua personalidade, mas o meio em que vive influencia muito no ser em que vai se tornar.
Sem tem dúvida no que tem ensinado ou dado ao seu filho, imagine isso de volta pra você e multiplicado por dez. Se o resultado disso for bom, você está no caminho certo, mas se o resultado disso não te agradar, tá na hora de mudar a estratégia.
Um filho não é um animal de estimação, que você dá comida, água, banho, brinca de vez em quando, leva pra passear e tá tudo certo. Repito mais uma vez, é um ser humano.
Estou entrando nesse assunto, porque dia desse vi uma mulher com dois filhos pequenos que ignorava a existência deles. Isso me entristeceu muito.
É tão grave uma mulher que pari e não sabe ser mãe, pois as consequências para essas crianças ruins. Só para vocês terem uma ideia, a filha dessa mulher tem 3 anos e 8 meses, ela ainda usa fraldas, vive com assaduras e quase não fala. O descaso dessa mãe está comprometendo o desenvolvimento dela. Não vi nenhuma demonstração de afeto por parte da mãe com a menina.
Ter um filho e deixar que as coisas aconteçam por si só não é o caminho. 
O caminho é o amor. Pois acredito que um mundo com crianças criadas com amor, será um mundo com adultos melhores.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A mãe e o bebê do século XXI

Em setembro de 2012 me tornei mãe, e esse acontecimento fez eu me transformar em vários aspectos.
Diante dessas transformações, comecei a observar e a analisar a relação entre mães e bebês. Muitas pessoas se surpreenderam pela mãe que me tornei, entre elas, a minha própria mãe. Embora, para mim, tudo o que tenho feito seja muito normal para uma mãe fazer. Dizem que sou muito paciente, faço tudo pela minha filha com muito amor, dou atenção, entre outras coisas.
Estou dizendo isso porque hoje em dia as pessoas comentam o quanto os bebês de hoje são mais espertos e desenvolvidos do que os de algumas décadas atrás. Sim, isso pode ser um sinal da evolução do ser humano, mas acredito que não seja só isso.
Acho que os bebês de hoje são diferentes porque os pais de hoje são diferentes. Não quero condenar, nem criticar os pais de antigamente. Sei que a maioria deles fizeram o melhor pelos seus filhos diante do que sabiam e conheciam.
Já ouvi falar que os bebês recém nascidos ficavam embrulhados em mantinhas, igual charutinhos, durinhos, em quartos escuros. 
Muitas mães davam leite engrossado para seus bebês, pois as avós davam palpites dizendo que o bebê não estava engordando, que o leite era pouco, que o leite era fraco... Imagino como as mães dessa época sofriam.
Achando que o bebê não entendia nada e nem interagia, muito pais simplesmente ignoravam que tinham um ser que poderia reagir a estímulos, o deixavam no berço, chiqueirinho, cercado ou colo, pouco conversavam, ou apenas diziam coisas sem nexo com guti-guti, nenê, dá-dá....
Tá, eu sei que um bebê não tem a compreensão do mundo como temos, mas também não são tão tolo como muitos julgam.
Apesar de tudo, os bebês do passado estão aí no mundo, em sua maioria vivendo bem e sem problemas.
Isso me alivia, pois eu fui um desses bebês...rs
Pra que mudar, se deu certo assim?
Bom, eu acho que a mudança veio naturalmente. A partir de vivências e estudos, muitas coisas foram esclarecidas, e a tendência que o ser humano se desenvolva humanamente e espiritualmente é forte.
Eu não faço as coisas para minha filha para provar nada a ninguém, eu faço naturalmente. Para mim é muito prazeroso estar com ela. Amamento com leite materno com muita alegria e satisfação. Troco, dou banho e cuido sem achar cansativo ou trabalhoso. Brinco e a estimulo sem pressa e sem obrigação.
A recompensa que ganho é ver minha pequena se desenvolvendo bem a cada dia com saúde, seus sorrisos lindos e seu olhar iluminado.
Se eu puder dar dicas para as novas mamães, eu listaria algumas:
  • Nunca subestime seu bebê, ele compreende e sente o que acontece ao seu redor
  • Não contenha o amor que sente pelo seu bebê, demonstre-o e dê muito carinho sem censura
  • Ouça os conselhos que te derem, mas só siga os que você acredita
  • Escute seu instinto de mãe, ele nunca falha e você fará a coisa certa
  • O que é bom pra outro nem sempre é bom pra você
  • Observe outras mamães e bebês, as experiências dos outros servem como exemplos para nós
E desista em ser a mesma mulher que antes, agora você é mãe, e depois dessa revolução em sua vida você será uma nova mulher e sua vida será outra.




sábado, 19 de janeiro de 2013

Significado do nome Luisa



Minha princesa se chama Luisa. Eu sempre gostei desse nome porque o som lembra luz, soa suave e forte ao mesmo tempo, e pensava que quando tivesse uma filha colocaria esse nome.

Pesquisei muito antes de escolher o nome da minha bebê. Meu marido não se importou que eu escolhesse e depois concordou com a escolha.
Partilho com vocês o significado que encontrei, e depois conto umas curiosidades sobre isso.

Significado do Nome Luísa

Feminino de Luís. Nome de origem germânica, que significa "guerreira gloriosa", "combatente famosa" ou mesmo "famosa nas batalhas".
Vem do germânico Chlodovech, composto pelos elementos hlud que significa "fama" e ewig "guerreira". Esta forma deu origem ao nome Ludwig, que mais tarde recebeu uma adaptação no latim, Ludovicus. 
A língua francesa transformou esse nome em Louise (Louis na versão masculina), e a língua inglesa lhe deu a forma arcaica Luese (usada no século XVIII), que acabaram originando as versões em português e espanhol, "Luísa".
Luísa foi o nome de várias duquesas, princesas e rainhas ao longo da história.
As principais variantes desse nome são LuizaLuise e Luíze.




Curiosidades:

Luise era o nome da minha avó parterna e o segundo nome da minha irmã mais velha Petra. At pensei em colocar o nome da minha bebê de Luise, mas essa história de colocar nomes iguais na família não me agrada muito.
Ludwig era o segundo nome do meu pai Willi.
Coincidência ou destino? Não sei! Só sei que minha pequena tem de tudo para ser uma princesa lutadora.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Primeira publicação após o nascimento da Luisa

5 meses após a última publicação no meu blog, cá estou eu novamente.
Não se preocupem, pois está tudo bem. Precisei desse tempo pra me adaptar, criar uma nova rotina e viver essa nova vida de mãe.
Vou aproveitar e contar como foi o dia que a Luisa nasceu.
No dia 10 de setembro de 2012 às 15h20 nasceu minha pequena Luisa de parto cesárea na Maternidade Mogi D´or em Mogi das Cruzes. Luisa nasceu com 51 cm e 3,680 kg.
Eu queria muito que fosse parto normal, mas no dia 09 de setembro completou 40 semanas de gestação, a bebê estava sentada, era muito grande e eu não tinha dilatação. Não teve jeito, tive que marcar a tal temida cesárea.
No dia 10, pela manhã, eu já tinha consulta marcada com a minha médica. Ela me examinou pela última vez, e me encaminhou para o hospital.
Ah, no dia da consulta, chegando ao consultório, levei um tombo na calçada. Foi um susto danado, não bati a barriga porque me apoiei com as mãos no chão. Ralei os joelhos, fiquei assustada e chorei. Muitas pessoas me ajudaram a levantar. Meu marido ficou preocupado, mas graças a Deus foi só um susto. Tinha que ter uma presepada comigo, senão não era eu....rs
Eu e o Junior fomos pra casa pegar minha mala e da bebê. Desde então fui ficando em jejum conforme recomendado. 
Sentei no sofá, e pensei sobre tudo que aconteceu em 9 meses, que em breve eu estaria com minha bebê comigo. Aquele rostinho que eu tanto quis ver, aquele ser que eu quis tanto conhecer... Nossa, aquela sensação que chegou a hora era muito emoção. Chorei, abracei e beijei o Junior. Seguimos para o hospital às 12h00.
Ao mesmo tempo que parecia que o tempo não passava, tudo aconteceu muito rápido. Quando percebi estava no pré parto com mais duas futuras mamães. Fiquei conversando pro tempo passar. Logo eu estava só, esperando minha vez quando começo a sentir dor, como se fosse uma cólica, eram as tais contrações. Sim, Luisa tava avisando que estava na hora de chegar. Isso me deu um alívio, pois um dos motivos que queria parto normal era para que minha bebê me avisasse o momento de vir ao mundo.
Quando vi, estava na sala de cirurgia, com o Junior do meu lado. Sem sentir nada da cintura pra baixo, um pano cobrindo minha visão do pescoço pra baixo, eu ouço: "Nasceu!" E logo ouço o choro tão esperado. Pegaram minha bebê para eu ver, foi tão rápido, tiraram uma foto trêmula, mas eu vi o quanto ela era linda.
Enquanto ela foi pro berçário, eu fui me recuperando e logo fui pro quarto.
Quando a peguei no colo foi uma sensação única. Um ser tão puro e doce que estava dentro de mim, agora eu posso sentir, ver, pegar...
Luisa pegou no peito com muita facilidade, mamou de primeira, não sentir dor, senti muita alegria e prazer em poder amamentar minha filha. Foi muito natural e emocionante. A enfermeira veio no quarto pra me ajudar a amamentar, mas quando viu eu já estava lá alimentando minha filha.
Três dias depois, eu e Luisa tivemos alta e fomos pra casa.
Esse é o relato do nascimento da minha filha Luisa.

Luisa, eu e Junior. Nossa primeira foto. Dia 10/09/12, o dia que nasceu a Luisa, uma mãe, um pai e uma nova família