terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pijaminhas lindos para mamães

Gente...


Semana passada fui na loja Ponto D dar uma xeretada em pijamas e lingeries para gestantes e mamães. Achei coisas lindas. Melhor do que falar, vou mostrar pra vocês.
As futuras mamães devem pensar nos bebês, mas não devem esquecer de se cuidar. Isso inclui se vestir bem em qualquer momento.
Vejam só....



Eu me apaixonei por essa camisola. Detalhe para a "abertura secreta" para amamentar. Super feminina e acompanha um body para seu baby usar. Serve para menino ou menina. Muito fófis!!


Tem também o conjunto de short doll com botõezinhos que facilitam na hora da amamentação.

A loja Ponto D fica em Mogi das Cruzes, na Rua Coronel Souza Franco, 940 - Centro. (Próximo a Biblioteca Municipal) - Fone: 4728-1322. 

Vocês serão muito bem atendidas pela Cibele ou Adriana. Digam que viram os pijaminhas no meu blog que elas darão um desconto bacana pra vocês!

Ah, os preços lá são bons. Quem me conhece sabe que sou econômica, né! rs

Corram, e garantam seu look mamys gestante!













sábado, 14 de janeiro de 2012

Gravidez: como controlar o apetite durante os nove meses


Nessas primeiras cinco semanas de gestação não tenho sentido sintomas da gravidez, como enjoo e vontade de comer coisas estranhas.

Mas em compensação, tenho sentido muita fome. Porém, difícil encontrar comidas que me apeteçam. Minha comida já não me agrada muito, mas eu tenho que fazer um esforço e procurar me alimentar de forma correta e saudável. Não quero engordar além do necessário.
Em busca de informações sobre essa fome que sinto, encontrei esse texto sobre o apetite na gravidez.


*******


Esqueça a velha história de que você tem de comer por dois. Apesar de a fome aumentar nesse período, não é preciso dobrar a quantidade de comida; bastam algumas modificações no cardápio


Simone Tinti

André Spinola e Castro
Você está grávida e ouviu dizer que precisa comer por dois? Pois esqueça essa história. Como diz Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), apesar de a fome aumentar, sim, durante os nove meses, o exagero precisa ser evitado. 

Como explica o nutrólogo, há dois fatores principais que interferem na sensação de saciedade da grávida. O primeiro é que o corpo passa a produzir mais peptídeos (substâncias responsáveis por mediar a sensação de fome); o segundo é que há diminuição dos movimentos peristálticos, que movimentam o alimento através do trato digestório. “É como se o próprio corpo dissesse ‘você precisa comer mais’”, afirma. Mas essa quantidade é pequena: cerca de 300 calorias a mais do que as 2 mil geralmente indicadas para um adulto. 

E esse valor não precisa ser aumentado de uma só vez. “Vá aos poucos. No primeiro trimestre, adicione 150 calorias; no segundo, 250; no terceiro, 450...mas a média será de 300 calorias”. No caso de gravidez de gêmeos, basta dobrar esse número. 

Então, se a fome aumenta, como controlar o ato de comer por impulso - que geralmente leva ao exagero? Uma sugestão do nutrólogo é comer de 6 a 8 vezes por dia, intercalando as refeições principais com lanches leves. Queijo, leite, gelatina ou alguma fruta estão liberados. Evite alimentos gordurosos e com excesso de sal. 

Mães gordas, crianças obesas 
Ao controlar seu peso, você está preservando não apenas a sua saúde, mas também a do bebê. Um estudo divulgado recentemente apontou que a obesidade da mãe pode aumentar o risco de o filho ter doenças congênitas, enquanto uma outra pesquisa sugere que gestantes acima do peso têm mais probabilidade de dar à luz bebês com peso acima da média

Quanto engordar? 
Não há consenso entre os obstetras. Enquanto alguns recomendam de 9 a 11 quilos, outros dizem que o ideal é de 11 a 15 quilos. Há ainda outra tabela que estima que a gestante deve engordar cerca de 15% do total do peso pré-gestacional. O melhor é consultar o seu médico.

Fonte: Revista Crescer

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mais um benefício do Pilates para gestantes


Pilates na gravidez facilita o parto

Durante o período de gestação, o corpo vai mudando rapidamente, e essas mudanças causam muito desconforto, fazendo com que a mulher sinta dores e apresente uma má postura.
Nessa fase os exercícios de condicionamento feitos com o auxilio das Técnicas de exercícios do Pilates pode ser de grande ajuda, amenizando as dores e melhorando a postura. Mas para isso, primeiramente a gestante deve procurar orientação médica, e caso não haja contra-indicação médica, ela poderá inicializar o exercício após completar o terceiro mês de gestação podendo continuar praticando até o final do sétimo mês, mais lembre-se, para isso deve primeiramente comunicar seu médico.
O Pilates durante a gravidez proporciona muitos benefícios tais como: Fortalecimento e alongamento da musculatura do abdome, também dos glúteos e da parte inferior das costas, que é parte do corpo responsável pela sustentação da coluna vertebral, além de diminuir a sensação de desconforto muito comum entre as grávidas, diminui também o inchaço das pernas e as dores nas costas.
A gestante que pratica Pilates adquire um bom condicionamento físico que proporciona a ela um bem-estar, alem de controlar o peso terá um abdome mais forte que vai tornar o trabalho de parto mais fácil.
Como os músculos do abdome estarão mais fortes irão facilitar o nascimento do bebê. O útero irá se contrair para expulsar o bebê, e automaticamente neste momento como um ato reflexo, a mulher faz a pressão abdominal que empurrar o bebê pelo canal da vagina. Nesta hora pode se perceber os benefícios de Pilates, pois um abdome forte facilita e muito esse trabalho. Outra vantagem para quem pratica o Pilates, é que após o nascimento do bebê, se a musculatura estiver bem preparada, a recuperação será mais rápida.
Durante a pratica do Pilates, sem dúvidas a prioridade é que os movimentos sejam executados corretamente, sendo que a grávida deve estar acompanhada por um instrutor qualificado para que possibilite e garanta uma postura adequada da grávida. Nestes casos o principal objetivo é fazer poucas repetições de movimentos e com uma carga leve para que não venha a causar problemas durante a gravidez. Para isso procure uma academia especializada.
Afinal você não gostaria de comprometer a saúde do seu bebê, não é mesmo.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pilates na gestação: Benefícios para mãe e filho antes e depois do parto


Antes de engravidar, praticava exercícios físicos como musculação e Pilates.
Quando eu descobri que estava grávida, fiquei sem saber se poderia continuar a prática de exercícios. O mais rápido possível consultei meu personal trainer Luís Henrique Paiva D´elia e minha fisioterapeuta fisioterapeuta Maria Helena Paiva D´elia (Academia Magr´Center) sobre a possibilidade de continuar minhas atividades físicas.
Até o quarto mês devo aguardar para retornar à musculação, mas posso fazer caminhadas leves e continuar com o Pilates.
Isso me deixou mais tranquila, pois não quero ficar uma grávida sedentária, pois acredito que atividades físicas sempre fazem bem à saúde, desde que direcionadas corretamente por um profissional da área conforme suas condições físicas.
Abaixo, segue um texto que fala dos benefícios do Pilates na gravidez...
************************************
Por Scheila Cristina Zuconelli
Fisioterapeuta

Houve um tempo em que a gravidez era considerada como sendo o período em que a mulher precisava ter certos cuidados atualmente considerados fora de propósito. Hoje no entanto, a palavra de ordem é gravidez saudável. As recomendações são para que se cultive bons hábitos: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados e constantes, que garantam uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.
Tendo em vista que além das mudanças hormonais e emocionais que ocorrem na gestação ainda existem alterações posturais, que avançam progressivamente comprometendo músculos, articulações e a coluna vertebral, torna-se de suma importância a prática de atividades que previnam e tratem essas alterações.
Nesse âmbito, toma destaque o método Pilates, que visa fornecer conforto à gravidez e ao parto, com foco no fortalecimento e alongamento suave dos músculos, na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, melhora da concentração, coordenação, equilíbrio e qualidade dos movimentos sem sobrecarregar as articulações, menor risco de parto prematuro e menor duração da fase ativa do parto.
O ganho de força no assoalho pélvico é importante para prevenir possíveis problemas nos intestinos e bexiga. Fornece benefícios como melhora a circulação para a região pélvica, aumento da capacidade de estirar e relaxar durante o parto, aceleração na recuperação e cicatrização, prevenção da incontinência urinária por esforço, maior apoio aos órgãos da pelve e aumento da estabilidade da musculatura postural.
A prática dos exercícios reduz ainda os desconfortos na região cervical, causados pelo aumento das mamas; melhora o equilíbrio do tronco através do fortalecimento dos músculos abdominais, prevenindo desconfortos na região lombar durante os estágios finais da gravidez, e facilita o trabalho de parto normal tanto para a mãe, que tem aumento na produção do hormônio relaxina (que proporciona maior mobilidade às articulações) e melhor controle da respiração induzindo a calma e reduzindo os níveis do cortisol (hormônio do estresse), quanto para o bebê através da maior oferta de oxigênio ao útero.
Além dos fortalecimentos e alongamentos da musculatura central do corpo, são ainda realizados exercícios para membros superiores, a fim de preparar a mãe para segurar seu bebê no colo; e para membros inferiores, visto que há considerável aumento de peso durante a gestação, e conseqüentemente sobrecarga nestes membros.
Os exercícios são individualizados e adaptados conforme cada fase da gestação, indicando-se o início da prática a partir do segundo trimestre. No período pós-parto, tem papel importante na facilitação do retorno mais rápido do abdome, e diminuindo a flacidez muscular e da pele característicos deste período.
Todos estes benefícios são alcançados através de movimentos suaves e rítmicos, que podem ser realizados nos diferentes aparelhos, com auxílio de bolas ou somente usando o peso do próprio corpo e resistência da ação da gravidade.
Mulheres que nunca praticaram outras atividades físicas não devem iniciar a prática através desse método durante a gestação, e somente devem praticar Pilates após liberação de seu ginecologista/obstetra.

Fonte: Revista Pilates


http://www.revistapilates.com.br/2011/10/26/pilates-na-gestacao-beneficios-para-mae-e-filho-antes-e-depois-do-parto

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Início da 5ª semana


Como o bebê está crescendo
Pode nem parecer que eu estou grávida, mas o bebê está crescendo rápido. Esta semana o coraçãozinho começa a bater, embora nesta fase o embrião tenha mais a aparência de um girino que de um ser humano.

O coração está se dividindo em câmaras e logo assumirá um ritmo mais regular. O embrião em si tem cerca de meio centímetro de comprimento.. Ele passará por um estirão esta semana.

Os órgãos principais, como os rins e o fígado, começam a crescer. O tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinhal, vai se fechar esta semana. Começam a brotar os membros superiores e inferiores do embrião, botõezinhos que darão origem aos braços e às pernas do bebê. Os intestinos estão se desenvolvendo e o apêndice está no lugar. Abaixo da abertura que mais tarde será a boca do bebê, há pequenas dobras onde o pescoço e a arcada inferior vão se desenvolver. Os traços faciais já começam a se desenvolver esta semana. As narinas se diferenciam e a primeira versão da retina, nos olhos, está em formação.

Nas primeiras semanas de gravidez, muitas mulheres sentem um certo temor com a perspectiva de virar mãe, ficam cheias de dúvidas e até de sentimentos conflitantes em relação ao próprio bebê.


Fique tranquila porque isso é absolutamente normal e você terá bastante tempo pela frente para se acostumar com a ideia e se preparar da melhor forma possível para receber seu filho com todo o amor.



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Preciso tomar algum suplemento de ácido fólico na gravidez?

Sim, mulheres grávidas devem tomar um suplemento de ácido fólico assim que descobrem a gravidez, ou de preferência até antes de engravidar. É um comprimido pequeno, que não engorda e não tem efeitos colaterais, vendido baratinho nas farmácias ou distribuído em postos de saúde. O ácido fólico também pode estar presente em complexos vitamínicos especiais para grávidas. 

Por que o ácido fólico é tão importante?

Mulheres grávidas devem tomar suplemento de ácido fólico por uma série de motivos muito relevantes para a sua saúde, assim como a do bebê em desenvolvimento. São eles: 
  • Ácido fólico ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, como a espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo), e do cérebro, como a anencefalia. Os defeitos do tubo neural acontecem durante o estágio inicial de desenvolvimento, muitas vezes antes até que as mães saibam que estão grávidas.
  • De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), mulheres que tomam a dose diária recomendada de ácido fólico ao menos um mês antes de engravidar e durante o primeiro trimestre da gestação reduzem o risco de o bebê ter problemas do tubo neural de 50 a 70 por cento.
  • Algumas pesquisas indicam que o ácido fólico pode ajudar a diminuir o risco de o bebê ter outros problemas, como lábio leporino e certos tipos de distúrbios cardíacos. Mulheres desnutridas ou sob regime excessivo de emagrecimento têm mais incidência desses problemas.
  • Seu corpo precisa do ácido fólico (também conhecido como folato ou vitamina B9, parte do complexo B) para produzir glóbulos vermelhos normais e prevenir a anemia. A falta de folato na alimentação pode levar a um tipo de anemia conhecido como anemia por deficiência de folato, cujos sintomas, como cansaço e fraqueza, são semelhantes aos da anemia por deficiência de ferro.
  • O folato é essencial na produção, na reparação e no funcionamento do DNA, o "tijolo" que compõe nosso mapa genético e nossas células. A ingestão adequada de ácido fólico é especialmente importante para o rápido crescimento celular da placenta e do seu bebê.
  • Há ainda estudos que sugerem que o ácido fólico pode reduzir o risco de mulheres desenvolverem pré-eclâmpsia, uma doença séria que pode comprometer a sua saúde e a do bebê também.
Por todas essas razões os médicos costumam prescrever um suplemento de ácido fólico assim que a gravidez é diagnosticada. O ideal, segundo os especialistas, é já estar tomando suplemento antes mesmo de engravidar, porque o desenvolvimento fetal é rápido no início da gestação, e os tubos neurais dos fetos se fecham durante as quatro primeiras semanas da gravidez. 
Tanto que, nos Estados Unidos, os ginecologistas até recomendam que todas mulheres em idade fértil tomem ácido fólico, independente de estar ou não planejando uma gravidez, e no Brasil as farinhas de trigo em geral são enriquecidas com a substância. 
Não existe um tempo máximo para tomar o ácido fólico. Se você acha que pode engravidar em algum momento do próximo ano, já vale a pena começar a tomar. 

Qual é a quantidade certa de ácido fólico durante a gravidez?

Os obstetras geralmente indicam uma dose diária mínima de 400 mcg de ácido fólico no primeiro trimestre da gestação, além de recomendar uma dieta rica em folato para reduzir os riscos de alguma alteração congênita no bebê. 
Nas farmácias brasileiras o mais comum é encontrar comprimidos de 2mg e de 5mg, que ultrapassam em muito a dose mínima recomendada (400 mcg é igual a 0,4 mg), por garantia. Toma-se 1 comprimido uma vez por dia, independentemente do horário e da alimentação. 
Uma vez que você chegue ao segundo trimestre, o suplemento não é mais necessário, embora seu uso contínuo não prejudique você nem a criança. 
Uma leve falta de folato no organismo pode causar alterações de humor e irritação. Se tiver dúvidas quanto à sua dieta, converse com seu médico e veja se é o caso de consultar um nutricionista. 
Mulheres que tiveram um filho com algum defeito no tubo neural têm maior risco de gerar outras crianças com o mesmo problema. Se for o seu caso, o médico irá prescrever uma dose bem maior de ácido fólico -- até 5 mg -- um mês antes de você tentar engravidar e a manterá tomando o suplemento durante o primeiro trimestre. 
Os obstetras também costumam recomendar doses mais altas de ácido fólico para mulheres que tomam certos tipos de medicamento, como anticonvulsivantes para epilepsia. Outro grupo que parece correr mais riscos é o das mulheres obesas, que também recebem doses mais altas de ácido fólico, começando desde antes de engravidar, mas sempre sob supervisão médica. 

Quais são as melhores fontes ácido fólico?

Por incrível que pareça, pesquisas indicam que o corpo humano absorve melhor a versão sintética (ou seja, fabricada) desta vitamina, do que aquela que está naturalmente presente nos alimentos. Embora os cereais e grãos sejam fortificados com ácido fólico, a maioria das mulheres também não consome quantidades suficientes destes produtos para suprir a dose adequada durante a gestação. Daí a necessidade de tomar o suplemento. 
É claro que, além dos suplementos, você deve manter uma dieta saudável que inclua alimentos ricos em ácido fólico, assim como outros nutrientes importantíssimos para a gravidez. Uma boa porção diária de salada é um ótimo começo. Veja a seguir algumas outras sugestões de fontes da vitamina: 
• verduras escuras, como couve, brócolis, espinafre, escarola 
• batata grande (daquele tipo para assar com casca) 
• feijões de todos os tipos, lentilha, ervilha 
• gérmen de trigo 
• aspargos 
• frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina 
• ovo cozido 
• salmão 
• carne vermelha 

Observação: Não cozinhe as verduras e legumes demais, porque isso acaba com o ácido fólico. O ideal é cozinhar os alimentos em um panela tampada, com o mínimo possível de água fervendo. Tente comer vegetais ligeiramente cozidos no vapor ou simplesmente crus. 

Não tomei ácido fólico no começo da gravidez. Meu bebê corre risco?

Se você não tomou o suplemento de ácido fólico no comecinho da gravidez, procure não se preocupar. Os problemas que o ácido fólico previne são relativamente raros, e você certamente ingeriu naturalmente algum ácido fólico na sua alimentação e na farinha de trigo enriquecida. 
Por exemplo: cada vez que você comeu um pãozinho, estava tomando ácido fólico, o que já ajuda muito. 
Faça seu pré-natal direitinho, indo a todas as consultas e seguindo as orientações do obstetra. 




Fonte: Baby Center

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Programa HCG

Esse post pode interessar as futuras mamães.
O Programa HCG tem como objetivo coletar a urina das mamães que estão no inicio da gravidez. 
A urina será coletada até 18ª semana de gestação e será usada para fabricar remédios para mulheres que não conseguem engravidar. 
O kit para colher a urina é entregue em casa ou no trabalho e depois de quatro dias é retirado, sempre por um carro identificado. 
Além de ajudarmos futuras mamães, ainda ganhamos um kit para o bebê no final da doação. 
Eu já me cadastrei no site. Estou aguardando o contato.

Quem quiser mais informações pode acessar o site: 

http://www.programahcg.com.br/index.htm
Ou ligar no 0800-559022 ou (11)2176-8921 ou(11)2176-8939



domingo, 8 de janeiro de 2012

Mudanças à vista

Após a notícia, minha cabeça está a todo vapor.
Pensando milhões de coisas. Tenho pesquisado de tudo sobre gravidez na internet e pedido dicas para amigas mamães.
O que mais surgem são as dúvidas. O que posso e o que não posso. O que devo e não devo fazer. Menino ou  menina. Um ou gêmeos. Etc e etc.
Liguei para minha médica, e pelo visto ela está de férias. Espero que ela volte segunda, porque preciso iniciar meu pré-natal.
Vou consultar uma nutricionista para me alimentar corretamente para ingerir os alimentos necessários para o bebê e para eu não engordar.
Continuarei a praticar exercícios conforme instruções da minha médica e do meu personal trainer.
Drenagem linfática sempre vai bem para não ficar inchada.
Além desses cuidados, há uma revolução na minha casa.
Moro apenas com meu marido Junior num apartamento de 69 m2 bem distribuídos com 3 quartos. Até aí, tudo bem, se meu marido não tivesse inventado de montar um aquário imenso e trazer pra casa. Além disso, todos os cômodos estão mobiliados. Vamos ter que mudar todo layout do apartamento. Teremos que nos desfazer de alguns móveis, mudar coisas de lugar e adquirir móveis para bebê. E isso é só o começo da revolução em nossa vidas.


sábado, 7 de janeiro de 2012

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O dia da descoberta

Dia 05 de janeiro de 2012: o dia que descobri que estou GRÁVIDA!
Uma simples notícia que revoluciona a vida.
Vou contar desde o começo...
Nunca fui do tipo de mulher que sempre quis ser mãe, com aquele extinto materno aguçado. Mas, no final do ano 2011 comecei a sentir algo diferente. Um certo dia, fui fotografar a inauguração de uma loja de roupas infantis, e de repente senti uma saudade de algo que nunca tive. Eu acredito que nesse momento me despertou a vontade de ser mãe.
Até aí, continuei prevenindo, usando anticoncepcional. Em dezembro de 2011 parei de usar o tal anticoncepcional. Avisei meu marido, e ele também não se preveniu.
Como eu usei anticoncepcional por muito tempo, pensei que demoraria muito para engravidar. Na verdade, não estávamos tentando engravidar a qualquer custa. E sem pretensão alguma, engravidamos.
Vou contar como descobrimos...
Eu sou doadora de sangue, e estava com a intenção de fazer minha doação. Minha menstruação estava atrasada, senti um pouco de enjoo e muita fome. Alguns sintomas bem suspeitos, mas achei que eu poderia estar me induzindo a isso.
Meu marido falou que se eu estivesse grávida não poderia doar sangue. Para tirar a dúvida, no dia 04 de janeiro, resolvi fazer o exame de sangue.
O resultado ficou pronto no dia 05 de janeiro pela manhã. Eu e meu marido não acreditamos quando abrimos o resultado. O exame feito foi quantitativo, que mostra quanto tempo de gestação a mulher está. E conforme meus cálculos e exame estou na 4ª semana.
Tremi, gelei e fiquei boba.
Resolvi falar pro mundo inteiro a novidade. Enviei mensagens do meu celular e publiquei a notícia no meu Facebook. O carinho que recebi pela notícia foi demais. Ligações e mensagens parabenizando.
Aqui neste meu novo blog, quero registrar todos acontecimentos dessa longa jornada que está só começando e já está revolucionando minha vida.
Sejam bem-vindos!